Biblioteca Escolar de Azeitão

Vamos ler / Vamos ver

17 de março de 2020 - Estamos a organizar um conjunto de recursos que vamos vendo aqui e ali. Iremos colocá-los na nossa conta de Facebook. São um contributo para ocupar os mais novos (e não só), agora que estão mais por casa. Além de os irmos divulgando nesse espaço, podem consultá-los também aqui. Vão explorando a página pois, mais abaixo, temos um conjunto específico para o pré-escolar e o 1º ciclo, que inclui trabalhos enviados pelos alunos.

3 de abril de 2020 - Dado o volume de trabalhos e o interesse em mostrar o que os alunos vão fazendo, optámos por criar um separador para essa finalidade específica: Vamos ler / Vamos ver (2). Está aberto a todos os anos de escolaridade. Entretanto, continuem a explorar esta página pois, mais abaixo, temos os primeiros trabalhos enviados pelos alunos do 1º ciclo. 

16 de abril de 2020 - De acordo com as orientações da Rede de Bibliotecas Escolares, críamos um "mail" para as comunicações com a Biblioteca Escolar de Azeitão. Deste modo, alunos e encarregados de educação podem contactar-nos sempre que quiserem e precisarem. São bem-vindos.


Estamos numa época em que devemos ficar em casa para o bem de todos, mas nada nos impede de brincar e aprender com as Maletas da Sustentabilidade. Divulgamos o acesso a um conjunto de atividades (https://bit.ly/34fKmr1) e a jogos (https://bit.ly/2xQbUY4) para o computador ou tablet. Divirtam-se de forma sustentável!


Nestes dias em que vamos ficar por casa, há sempre uma opção de que gostamos muito: LER. Recordamos que o Plano Nacional de Leitura tem um conjunto de livros digitais, a que podemos aceder em:

https://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/biblioteca/

Como o próprio PNL pergunta, já leram todos? 


Festival Eu Fico em Casa

78 Artistas - 6 Dias - 40 Horas de Música

E que tal alguma música? Este festival começa hoje, dia 17 de março de 2020. A transmissão dos concertos será feita na conta de Instagram de cada um dos artistas que participam na iniciativa ou através da conta de Instagram criada propositadamente para o Festival. 


Agora, uma proposta para o público um pouco mais crescido. A Medeia Filmes começou a disponibilizar três filmes por semana. Será às terças, quintas e sábados. Cada filme fica disponível no site da distribuidora das 12 às 24 horas do dia seguinte:

https://medeiafilmes.com/ 


Para ajudar com as tabuadas de multiplicação, deixamos aqui esta proposta. O menu do lado direito mostra a valências do site, que incluem a possibilidade de aprender brincando: 

https://www.tabuadas.pt/  


Recordamos o projeto Hypatiamat. Como podem as novas tecnologias contribuir para a promoção do sucesso escolar a Matemática? Para responder a esta questão, investigadores da Universidade do Minho, da Universidade de Coimbra e de outras proveniências construíram este site com muitas aplicações hipermédia centradas nos conteúdos de Matemática do 1.º ano até ao 9.º ano:

https://www.hypatiamat.com/apresentacao.php 


Vamos jogar em inglês? A ligação que está mais abaixo é para um jogo sobre tecnologia (que vai ao encontro das aprendizagens a efetuar no 9º ano), mas o site tem muito mais:

https://www.abcya.com/games/find_the_tech 


Um lugar para melhorares os teus conhecimentos a Matemática e não só, em:

https://www.portalmath.pt/ 


"Guerreiros da Saúde contra o Coronavírus" é o nome de um livro digital desenvolvido e disponibilizado de forma totalmente gratuita. Aqui fica:

https://www.betweien.com/post/livro-infantil-coronavirus


Nova proposta para os mais crescidos que estão desse lado. O Teatro Nacional D. Maria II, como forma de incentivar os portugueses a incluírem o teatro nas suas novas rotinas, levam à cena a iniciativa online D. Maria II em Casa. 

Todas as sextas e sábados, disponibilizam online um novo espetáculo, selecionado de entre as produções e coproduções que subiram ao palco do D. Maria II nos últimos anos. "Montanha-Russa" é o primeiro espetáculo a inaugurar a Sala Online do D. Maria II, com apresentação marcada precisamente para hoje (dia 21 de março), às 21 horas. Os vídeos ficam depois disponíveis, para ver ou rever a qualquer altura. Saibam mais, em:

https://www.tndm.pt/pt/calendario/d-maria-ii-em-casa/


Desejamo-vos os bons dias com a ajuda do Tiago que, em conjunto com a sua família, começou um projeto para nos ensinar a Língua Gestual Portuguesa. O Tiago aproveita ainda para nos dar alguns conselhos. Esta é a primeira aula. Acedam à página de Facebook na imagem, para verem a continuação:

https://bit.ly/2UmJbl6


Este conto faz parte do blogue "Ficções Breves", onde encontramos contos curtos de Carlos Alberto Silva, resultado das colaborações na página do Facebook «Escrita de Microficção», no blogue «77 Palavras» e outros:

https://bit.ly/2QDjdZt


Gostam de ouvir ler? Então, fiquem com a voz da Sandra e "A Fada Oriana", de Sophia de Mello Breyner Andresen, numa edição que foi ilustrada por Teresa Calem. 


Esta é uma proposta de mais uma professora atenta, que quis dar um contributo para a recolha de recursos que estamos a organizar, para estes dias em que vamos ficar por casa. Obrigada:

https://www.obichinhodosaber.com/ 



Um projeto de escrita e de leitura que parece interessante para os mais crescidos de entre vós. Convidamo-vos a ler este artigo, que chegou até nós através da colega que já tem dado alguns contributos para a nossa página e a quem agradecemos, de novo:

shorturl.at/jmES2


Eis algumas propostas de atividades de Educação para os Direitos Humanos, para fazer em casa, sozinhos, com crianças, com jovens ou em família. Cada atividade tem uma breve descrição, a duração e a idade recomendada, ainda que a grande maioria das atividades possa ser relevante também para pessoas adultas:

https://bit.ly/2Ja85PE


Numa partilha da Rede de Bibliotecas Escolares, divulgamos que a cooperativa cultural portuense Bairro dos Livros convidou diversos escritores a gravar vídeos de leitura para as crianças que estão em casa. Os vídeos são publicados nas redes sociais. Acedam a esta ligação para saberem mais pormenores e assistam à apresentação de "A História de uma História", de Raquel Patriarca:

https://bit.ly/2UBuL0t


Poemas para as crianças. A nossa colega simpática e atenta ao trabalho da Biblioteca Escolar contínua a dar-nos boas sugestões:

https://bit.ly/2UTlq4z


Durante este período de suspensão das atividades letivas presenciais, o Plano Nacional de Cinema continua a propor sugestões, que podem ser partilhadas com todos professores que estejam interessados em utilizar estes conteúdos com os seus alunos, dado que são disponibilizadas gratuitamente em plataformas públicas.

O objetivo principal é colaborar com as escolas e as famílias, propondo aos alunos atividades culturais, nomeadamente de cinema de autor. 

Encontram estas sugestões em: 


Uma partilha da página de Facebook de uma colega, a quem agradecemos pela indicação: "O Diário de Anne Frank" em banda desenhada, ou em quadrinhos (com o tempero do português falado no Brasil). Aqui fica, para ser lido em casa:


Apresentamos uma lista de 17 websites que disponibilizam livros e periódicos em formato digital (alguns deles já tinham por nós sido divulgados individualmente):

https://bit.ly/3bDrXa1


Uma brincadeira com o recente afluxo aos supermercados para a compra de papel higiénico. Formas criativas de usar os rolos que sobram, para fazer brinquedos com os mais novos. A nossa colega simpática continua a colaborar connosco nesta busca por recursos. Obrigada:

https://bit.ly/33XfqM9


Mais um conto lido por Jorge Serafim. Desta vez, o conto chega-nos do Oriente. Ora, vejam e oiçam...

https://www.facebook.com/jorge.serafim.1/videos/10219898432242544 


Para quem gosta de ler José Rodrigues dos Santos, este é um dos livros que temos disponíveis em PDF, para serem descarregados.


"A cloudy lesson" ("Como fazer nuvens") é um curta-metragem de animação, que nos conta a história de um avô que ensina um neto a fazer nuvens... ou será ao contrário? Aqui fica:

https://bit.ly/3bVu8WJ


O Plano Nacional de Cinema procura reforçar as medidas de confinamento em curso e valorizar o papel do audiovisual junto das crianças e jovens em contexto familiar. Propomos o visionamento de um conjunto de propostas de cinema em língua portuguesa, disponíveis online, e que abordam temas relacionados com os direitos humanos e o desenvolvimento pessoal. O boletim deste mês encontra-se aqui:


Numa partilha das Bibliotecas Escolares de Setúbal, divulgamos que a Biblioteca Municipal está fazer um trabalho de pesquisa e catalogação de ligações que nos levam a livros grátis online que podem ser consultados.

Todos os dias são publicadas novas ligações na base de dados da Biblioteca Municipal (catálogo online). Para consultar, deverão:

1. Aceder à ligação https://www.mun-setubal.pt/biblioteca/

2. Carregar em "Pesquisa Avançada";

3. Escolher a opção "Assunto" e escrever "Livro Digital";

4. Por fim, carregar em "Pesquisa" e aparecem todos os livros disponíveis.


Um desafio de "descubra as diferenças" destinado aos mais novos, para conhecer melhor a coleção do Museu Nacional de Arte Antiga, a partir do Retrato de Família do Primeiro Visconde de Santarém, de Domingos Sequeira. 

Trata-se de uma apresentação organizada pelo Museu, que começa com alguns dados sobre o próprio Domingos de Sequeira. Propõe-se, ainda, mostrar como o pintor nos disse muita coisa sobre o visconde, o seu tempo e até o que se passava em Portugal na altura. Para ver no computador / tablet ou impresso em papel: 

https://bit.ly/3cbO6fN


Continuamos pela Arte, com uma visita virtual à colorida casa de Claude Monet, em Giverny. O pintor impressionista passou metade da sua vida nesta pequena cidade francesa, rodeado por bonitos jardins, que foram usados em algumas das suas mais importantes obras. Vimos esta partilha na página de Facebook de uma colega, a quem agradecemos:

https://fondation-monet.com/visite-virtuelle/


Sendo o caça-palavras um bom recurso no processo de alfabetização, estes que divulgamos exploram as dificuldades ortográficas ou sílabas complexas. Vimos esta partilha na página de Facebook de uma colega, a quem agradecemos: 

https://bit.ly/2yZdlE9


Três contos que nos chegam do outro lado do Atlântico. A leitura como forma de conhecer outras culturas:

https://bit.ly/2ygS6wR


O Plano Nacional de Cinema divulgou uma informação publicada no site da Associação de Professores de História. Como muitos saberão, no dia 8 de abril, estreou na RTP 1 a série "A Espia".

Trata-se de uma série de ficção histórica de oito episódios, passada em Portugal e na Galiza, durante a 2ª Guerra Mundial.

A UKBAR FILMES, a Associação de Professores de História e a RTP disponibilizam, no sítio da APH, um dossiê com conteúdos pedagógicos destinados a alunos e professores, que partilhamos.Deixamos uma ligação para aceder a mais informação e aos dossiês pedagógicos:

https://bit.ly/34CNZY7 


As Bibliotecas Escolares unem-se nesta ideia de levar propostas de leitura e outras, numa fase em estamos mais por casa. É o caso deste blogue. Eis algumas obras de acesso livre:

https://bit.ly/2yllphR


Numa partilha das Bibliotecas Escolares de Setúbal, aqui fica uma das bonitas histórias de Luís Sepúlveda, o autor que as gaivotas e os gatos jamais esquecerão. 


Esta não é a primeira partilha que fazemos sobre o "canto" dos pássaros. É verdade que estamos a passar a primavera em casa. Reconhecem os sons das aves que podem ouvir e o que querem dizer? 

https://bit.ly/34NkqU8


Sabem qual a relação entre a sereia e a praia? Oiçam a história até ao fim e saberão como se chegou à areia mais fina alguma vez vista.  


Numa partilha das Bibliotecas Escolares de Setúbal, vamos ouvir Isabel Ricardo, que está entre os autores que a Biblioteca Escolar de Azeitão já acolheu:

https://bit.ly/2KjSPjR


Brincar e aprender com os animais. Para saberem mais, basta acederem a esta página:

https://www.zoo.pt/pt/viver/zookids/ 


O projeto Arts & Culture, de que já vos demos conhecimento, é feito em colaboração com museus de diversos países. Utilizando a tecnologia Street View, oferece visitas virtuais gratuitas a alguns dos mais relevantes espaços museológicos do mundo. Convidamo-vos a "passear" pelo Mosteiro dos Jerónimos. Encontram exposições, imagens e, ainda, a possibilidade de visitar cinco espaços dentro deste Mosteiro, classificado como Património Cultural de toda a Humanidade pela UNESCO, em 1983. Fiquem bem:

https://artsandculture.google.com/partner/jer%C3%B3nimos-monastery


Numa partilha da Rede de Bibliotecas Escolares, que tal testar os conhecimentos na área da literatura?

https://euleioemcasa.pt/quem-quer-ser-literario-1/


A propósito do 25 de Abril, uma recolha de conteúdos alojados em diversas plataformas, partilhada pela Rede de Bibliotecas Escolares:

https://blogue.rbe.mec.pt/25-de-abril-dia-da-liberdade-2066043 


Ainda a propósito de Liberdade, aqui fica um conto de José Jorge Letria. Vimos esta partilha na página de Facebook de uma colega, a quem agradecemos:

https://www.slideshare.net/mjosebuenavida/o-que-a-liberdade-19976174


Sobre o poder da leitura e do livro, os benefícios de ler e, em particular, os benefícios da leitura em voz alta. Ler em voz alta favorece o gosto pela palavra, a escuta, a concentração e a atenção. Melhora a capacidade de comunicação e torna a técnica de ler mais eficaz. Amplia o gosto pelo livro, pela palavra, pela leitura. Esta é uma partilha sugerida pela nossa colega atenta. Obrigada:

https://pnl2027.gov.pt/np4/rodolfocastro.html 


Numa partilha da Rede de Bibliotecas Escolares, querem ouvir "Os Lusíadas" com o tempero do português do Brasil? Pois bem, aqui fica o poema épico de Camões, para escutar canto a canto:

https://bit.ly/3cQuI8y 


Numa partilha das Bibliotecas Escolares de Setúbal, aqui deixamos a história desta pequena lagarta. 


Aqui vos deixamos "A Princesa e a Ervilha", uma partilha que vimos na página de Facebook de uma colega, a quem agradecemos. 


Como já antes divulgámos, o Ensina dispõe de um conjunto de recursos para professores, alunos ou simples curiosos, aqui organizados por temas: https://ensina.rtp.pt/temas/. Dado o seu papel no meio audiovisual português, ao longo das últimas décadas, a RTP produziu inúmeros materiais que se encontram reunidos nesta plataforma e que poderão ser um complemento de trabalho em diversas áreas.  


Alice Vieira lê "Viagens em Casa", de Mário Castrim. Uma leitura que, por motivos familiares, é uma viagem às memórias da própria escritora. Esta partilha e a anterior chegaram-nos através da colega que nos dá sempre boas ideias. Obrigada:

https://www.facebook.com/livroslidos2020/videos/225387522070651 


Sobre a importância de fazer de conta, José Dias Pires lê "O Caminho das Memórias", de "Giganteiras Miniaturas". 


Neste esforço conjunto de disponibilizarmos conteúdos online, aqui fica uma ligação para a Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas das Laranjeiras, a quem agradecemos pela partilha de materiais. Vale a pena explorar:

https://bit.ly/2WlZhgZ 


Numa partilha da Rede de Bibliotecas Escolares, aqui fica uma visita virtual ao muito bonito Convento de Cristo, em Tomar:

https://santarem.360portugal.com/Concelho/Tomar/ConventoCristo/  


Numa partilha da Rede de Bibliotecas Escolares, aqui ficam alguns filmes para quem gosta de História e que poderão constituir bases de trabalho nesta área:

https://www.contioutra.com/40-filmes-para-quem-ama-historia/


Numa partilha do blogue Levante Leitura Letras Literatura, via Bibliotecas Escolares de Setúbal, aqui ficam alguns poemas de "O Pássaro da Cabeça e mais versos para crianças", de Manuel António Pina:

https://bit.ly/2yQptr2


Desse lado, há certamente quem goste de Pastéis de Belém. Numa partilha da Rede de Bibliotecas Escolares, eis a sua história. Fiquem bem. 


Numa partilha da Rede de Bibliotecas Escolares, divulgamos o lançamento, por parte da National Geographic, de uma plataforma para ensinar ciência online:

https://canaltech.com.br/ciencia/national-geographic-lanca-plataforma-para-ensinar-ciencia-online-e-de-graca-163996/


A amizade entre um rapaz e uma baleia, nesta história da autoria de Benji Davies, que também fez as bonitas ilustrações: 

https://www.facebook.com/daamaoafloresta/videos/239211087219141 


Numa partilha da Rede de Bibliotecas Escolares, eis alguns jogos para as crianças aprenderem geografia:

https://www.evasoes.pt/familia/das-capitais-aos-rios-e-desertos-jogos-para-as-criancas-aprenderem-geografia/898725/  


O Plano Nacional de Cinema divulga um conjunto de iniciativas visando incentivar a fruição cultural de cinema de património e de autor por parte das crianças e jovens. Com a partilha de recursos fílmicos no domínio público, dos primórdios da animação norte-americana e japonesa, divulgamos uma programação que poderá ser enquadrada na efeméride do Dia Mundial da Criança (1 de junho), e mais direcionada para o público infantil.

Assim começa o boletim mensal do PNC. Esse boletim, onde podem ser encontradas as propostas para os mais novos, encontra-se aqui:


Mais uma leitura da Estação das Letras que, desta vez, dá voz a uma história de Luísa Ducla Soares. Também é mais sugestão da nossa colega atenta, a quem agradecemos sempre. 

https://www.facebook.com/TeatroInfantoJuvenilTIAGODUARTE/videos/275615343488344 


Numa partilha da Rede de Bibliotecas Escolares, aqui fica uma lista possível das dez bibliotecas mais incríveis do mundo, tendo uma delas um cunho bem português - o Real Gabinete de Leitura, no Rio de Janeiro. Sendo que este tipo de listas é sempre uma questão de opinião, talvez acrescentássemos (pelo menos) duas, também elas lugares mágicos e de grande beleza - a Biblioteca do Palácio de Mafra e a Biblioteca Joanina, da Universidade de Coimbra:

https://www.julianmarquina.es/las-10-bibliotecas-mas-increibles-del-mundo-segun-google/


Chama-se "Monstra em Casa" e será a versão do Festival de Animação de Lisboa para este ano. Depois do adiamento do "Monstra", os programadores não quiseram de deixar de celebrar os 20 anos deste festival e prepararam uma edição online, que vai decorrer de 25 a 31 de maio. Vimos esta partilha na página de Facebook de uma colega, a quem agradecemos:

https://www.e-cultura.pt/artigo/25923 


Voltamos ao Ateliê da Floresta que, desta vez, no ensina a fazer um arco-íris, para pendurar onde quisermos. Uma proposta engraçada para os mais novos:

https://www.facebook.com/daamaoafloresta/videos/550255389023725 


Eis a possibilidade de visitar alguns museus com os mais novos, pela Europa, mas também no Estados Unidos, sem sair de casa. Vimos esta partilha na página de uma colega, a quem agradecemos:

https://www.viagensemiudos.pt/museus-virtuais-gratuitos/

Querem ouvir um conto? Fiquem com "Presos" de Oliver Jeffers.

Deixamos ainda estas sugestões para educar as crianças em valores. São dez curtas-metragens para ver com os mais pequenos:

https://bit.ly/3aYB70D


Um blogue onde o Clube das Histórias coloca histórias de que gosta e que quer partilhar. Sirva-se e dê-lhes vida em:

https://contadoresdestorias.wordpress.com/ 


Para quem tem conta no Pinterest, "A galinha que sabia ler" é apenas um dos títulos de literatura infantil que estão disponíveis para descarregar. Estão em: 

https://bit.ly/2vA6cc0


O Museu Nacional dos Coches é apenas um dos locais mencionados nesta lista. Este site facilita-nos a pesquisa e mostra-nos 25 museus que vamos poder conhecer a partir de casa:

https://bit.ly/2TYa1AT


A plataforma SUPERTMATIK disponibiliza conteúdos educativos curriculares para todo o ensino básico (1º ao 9º ano de escolaridade), num formato online muito divertido, sendo uma ferramenta na consolidação e ampliação de conhecimentos das disciplinas:

https://www.supertmatik.net/app/cartas/


Porque queremos estar junto de todos e desta forma continuar a fazer o que mais gostamos, a Estação das Letras vai partilhar connosco uma história por dia, em:


https://www.facebook.com/TeatroInfantoJuvenilTIAGODUARTE/ 

 

Os mais crescidos de entre vós gostam de opera? Aqui vão encontrar informações sobre transmissões diárias:

https://bit.ly/2U2PLhE


O "Jogo dos 5 Erros" é apenas uma das 54 atividades de concentração que este site disponibiliza para os mais novos. Aqui ficam:

https://bit.ly/3bae42U


Numa partilha do Plano Nacional de Leitura, divulgamos este livro infantil digital gratuito, disponibilizado pela Direção-Geral da Saúde, dedicado a crianças e às suas famílias neste novo contexto social. Conheça a história desta avó que explica aos mais novos o que é este novo vírus e como pode ser tratado. Descarregue o livro em:

https://bit.ly/2U8JxNi


"Sabe Mais k(que) os teus Pais" é um blogue de palavras cruzadas. Um sítio para miúdos curiosos e para crescidos que não tenham perdido a curiosidade. Contém muitas palavras das quais talvez nunca tenham ouvido falar... 

Se gostam de palavras cruzadas, deixamos uma ligação mais abaixo. O tema é o Dia do Pai, que celebrámos recentemente. No entanto, o blogue tem muito mais para explorar. 

Esta é uma nova sugestão de uma professora atenta, que tem acompanhado a nossa ideia de reunirmos um conjunto de recursos para ocupar os mais novos (e não só), nestes dias em que estamos mais por casa. Agradecemos:

https://bit.ly/33FjeBp 


Será que os mais crescidos de entre vós gostam de Bruce Springsteen? Para ajudar a passar este tempo, o músico disponibilizou o concerto "London Calling", que deu em Hyde Park, na cidade de Londres. Já sabem: baixem o volume... ou subam-no (conforme preferirem ouvir o Boss).


Para os mais crescidos que estão desse lado, uma iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian. Arte Num Minuto. 60 obras, 60 segundos. Ao longo das próximas semanas, na sua página de Facebook, a Fundação publica 60 vídeos sobre algumas das obras de arte mais significativas das coleções do Museu.

No âmbito das comemorações dos 60 anos da criação da Fundação Calouste Gulbenkian, em 2016, a RTP lançou o programa «Arte Num Minuto», apresentando 30 obras da Coleção do Fundador e 30 obras da Coleção Moderna que serviram de ponto de partida para os vídeos que serão publicados. Começa com Amadeo de Souza-Cardoso:

https://www.facebook.com/fundacaocaloustegulbenkian/ 


O Plano Nacional de cinema propõe algumas sugestões destinadas aos alunos durante o período de encerramento das escolas. Estas sugestões podem ser partilhadas com todos professores que estejam interessados em utilizar estes conteúdos, dado que são disponibilizadas em plataformas públicas. O objetivo principal é colaborar com as escolas e as famílias, propondo aos alunos atividades de fruição cultural, nomeadamente cinematográfica. 


Podem consultar o boletim do PNC (onde estas sugestões se encontram) aqui:


Eis uma proposta do Plano Nacional de Leitura para o público adulto. Trata-se de uma lista de grandes livros que deram grandes filmes. Acedam a esta ligação para saberem do que se trata:

https://www.pnl2027.gov.pt/np4/antiquarentena_26.html 


Quando juntamos crianças e Joan Miró, o resultado só poderá ter muitas formas e muita cor. É o que acontece nestas propostas que convosco partilhamos:

https://bit.ly/2QL8Djl


A leitura de um conto sobre a importância dessa jovem simpática, a nossa amiga Matemática. Uma forma de fazer ginástica com a cabeça. 


Fiquem com "O Coelhinho Branco" de António Torrado, para lerem descansados, sem terem de sair de casa:

https://isabellarts.blogspot.com/2020/03/o-coelhinho-branco.html


Como somos uma biblioteca, a nossa primeira sugestão será sempre a leitura. Eis o que nos parece o retrato de uma família feliz. Será que descobrem as palavras? Novo agradecimento à colega que, de forma simpática, nos vai enviando algumas ideias.  


Querem ouvir um pouco de rádio? Basta aceder e, depois, escolher o ponto do globo. Vão poder ouvir uma rádio desse local. Nova partilha da colega atenta que nos tem ajudado nesta busca por recursos. Obrigada:

https://radio.garden/ 


Divulgarmos algumas formas de tratar temas complexos e relevantes junto dos mais novos:

https://www.revistaprosaversoearte.com/12-curtas-metragens-para-educar-as-criancas-sobre-valores/


Para quem gosta da Pantera Cor de Rosa, a possibilidade de assistir a alguns episódios online:

https://bit.ly/39Gr0fP


Livros digitais gratuitos para enriquecer a rotina das crianças em casa:

https://bit.ly/2JEcGcY


Cápsula de livros, em: https://www.facebook.com/BibliotecasdeLisboa. Aqui fala-se de livros, de sugestões de leitura. A leitura transporta-nos numa espécie de cápsulas através do espaço e do tempo. Cada cápsula leva-nos a conhecer escritores, personagens, problemas, soluções, assuntos familiares ou desconcertantes. Aborda-se o livro de uma forma mais empírica, destacando aquilo que emociona, a partir de um tema. Cada dia, um tema, um livro. Oiçam os podcasts diariamente, sempre às 14 horas, na página de Facebook das Bibliotecas Municipais de Lisboa. Obrigada à colega atenta que nos vai enviando sugestões como esta.


Já não é a primeira vez que partilhamos um conto de Oliver Jeffers. Deixamo-vos com a leitura de "O Incrível Rapaz Que Comia Livros". Também vimos esta partilha na página de Facebook de uma colega, a quem agradecemos.


O Cirque du Soleil está a disponibilizar vídeos de espetáculos e pormenores da sua atividade como, por exemplo, algumas cenas dos bastidores. O objetivo é o de espalhar a alegria e a magia tão características do Cirque. Vimos esta partilha na página de Facebook de uma colega, a quem agradecemos. Aqui fica:

https://www.cirquedusoleil.com/


Neste período de confinamento e distanciamento social, os músicos da Orquestra Nacional da França criaram uma surpresa para o seu público. Desde as famosas primeiras notas, mergulhe no coração do Boléro de Ravel. Vimos esta partilha na página de Facebook de um colega, a quem agradecemos. 


No alto das montanhas, num país chamado Paquistão, onde a estrada encontra a nascente do rio e o ar é mais fresco... Assim começa a história de Malala, a menina que queria ir à escola. Um áudio-livro para ver/ouvir online, com o tempero do português falado no Brasil. Vimos esta partilha na página de Facebook de uma colega, a quem agradecemos:

https://bit.ly/2wqNQK


Como o próprio nos diz, o pior contador do mundo conta as piores histórias ao pior público, no seu português "enriquecido". A verdade é que é uma leitura muito divertida, que aqui deixamos, por sugestão da nossa colega atenta, a quem agradecemos:

https://bit.ly/2RsXLXE


É sempre bom ouvir ler. Eis o "Livro com Cheiro a Chocolate", de Alice Vieira. Vimos esta partilha na página de uma colega, a quem agradecemos:

https://bit.ly/3edPssn


Uma brincadeira com algumas obras de arte, a propósito destes dias em que estamos por casa. E quão importante ela é - a Arte, nas suas múltiplas manifestações, para nos ajudar a passar esta fase... Trata-se de uma sugestão da nossa colega atenta, a quem agradecemos:

https://bit.ly/2Ry5gfT


O Museu da Marioneta está a disponibilizar tutoriais de construção de marionetas para fazer em casa. Diz o Museu que está temporariamente encerrado, mas continua a trabalhar com bonecos. Esta é mais uma partilha sugerida pela nossa colega atenta, a quem agradecemos:

https://bit.ly/2Xx9Leo


«Miúdos a Votos» está ON! Depois de uma campanha que decorreu durante o calendário previsto, levar a bom porto uma iniciativa que envolveu tantos alunos e tantos professores (e com tanto empenho) é a melhor forma de fazer justiça ao trabalho já desenvolvido. Assim, a equipa decidiu manter a realização das eleições dos 'Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?' e concluir todo o projeto.

Não será possível realizar as eleições presencialmente. A votação far-se-á eletronicamente. Muitas das regras de umas eleições políticas não poderão ser aplicadas, mas o momento poderá ser aproveitado para traçar diferenças e, assim, explicar porque são importantes as formalidades cumpridas numas eleições políticas, realizadas presencialmente. A Comissão Nacional de Eleições dará apoio na prestação desses esclarecimentos.

O sistema encontrado permite o anonimato e a unicidade do voto. A campanha eleitoral decorrerá até 19 de abril, sendo dia 20 o de reflexão. A troca de ideias poderá agora desenrolar-se nas plataformas digitais, onde muitos dos alunos e bibliotecas já tinham desenvolvido atividades. A Rádio Miúdos (www.radiomiudos.pt) transmitirá de novo os tempos de antena, a partir desta terça-feira e até domingo, às 12h30, 18h30 e 20h. Todos os podcasts produzidos pelas escolas (mais de 350) estão disponíveis também no canal de «Miúdos a Votos», no sítio da VISÃO Júnior, em: www.visaojunior.pt.

Cada nível de ensino votará através de um link, que o professor deve fazer chegar aos alunos, de acordo com o seu nível de ensino. A votação decorrerá online, no dia 21 de abril, entre as 8h30 e as 18h30. Os resultados da votação nacional serão anunciados, como inicialmente previsto, a 27 de maio, numa cerimónia que agora decorrerá online e na qual os alunos vão poder participar.


O Plano Nacional de Cinema divulga esta inciativa da Cinemateca Portuguesa. São seis excelentes motivos... para ficar em casa:

https://bit.ly/2wJyiSH 

A 17 de abril, assinala-se o Dia Internacional do Monumentos e Sítios. Para marcar a data, as Galerias Romanas Rua da Prata vão estar disponíveis para uma visita virtual, nesta fase em que a visitas presenciais estão suspensas. O Museu de Lisboa (https://www.facebook.com/museudelisboaEGEAC/) vai disponibilizar a ligação. Que tal? Vamos viajar no tempo?


Sabemos que, desse lado, há quem goste das aventuras de Harry Potter. Querem ouvir alguns excertos, pela voz de atores portugueses? Aqui ficam. 


Tendo passado uma semana da Páscoa, aqui ficam "Os Ovos Misteriosos" de Luísa Ducla Soares. Na conta de Facebook do Município, a Biblioteca de Lousada criou a "Hora do Conto". Este é um deles. Acedam à referida página para ver as surpresas que a Biblioteca reserva aos leitores:

https://bit.ly/3ewT4WA


Agradecemos à nossa colega atenta por nos recordar de "Era Uma Vez... A Vida", que os mais novos podem ver na RTP 2 ou na RTP Play, onde encontram os outros episódios já transmitidos:

https://www.rtp.pt/programa/tv/p38772 


O Plano Nacional de Cinema (PNC) tem reforçado a ideia de que o cinema e o audiovisual desempenham um papel importante na construção do nosso imaginário coletivo, particularmente significativo quando revisitamos momentos marcantes da História. Sob a forma de documentários ou ficções, as narrativas audiovisuais têm um poder único para nos ajudar a lembrar o passado e a retirar dele lições pedagógicas. Neste mês de abril, a pensar no alunos, o PNC também celebra a liberdade, e, para isso, nada melhor do que ver, ouvir e ler sobre revoluções e/ou factos políticos e sociais marcantes a partir de algumas grandes propostas do cinema e audiovisual nesta matéria:


Será que há um tigre no jardim? A leitura de conto é uma proposta da nossa colega atenta, a quem (como sempre) agradecemos:

https://www.facebook.com/daamaoafloresta/videos/661683847954822


Um menino viaja pelo mundo no seu barco, fazendo amigos de todas as cores e descobrindo que a amizade é como uma paleta: alegre e colorida. Do Brasil chegam-nos histórias com música e recursos fáceis de realizar.


Propomos que escutem esta "Casa de Palavras"; uma casa onde cabe toda a gente. A carreira de António Mota resumida numa metáfora:

https://www.facebook.com/AntonioMotaEscritor/videos/2132174716828038 


Obra de artistas portugueses, o edifício foi começado a construir, por ordem do Rei D. João V, na primeira metade do seculo XVIII (entre 1716 e 1724). O autor do projeto é desconhecido. Sendo que, nesta fase, não nos é possível visitar a Biblioteca, que tal irmos até lá virtualmente? Vimos esta partilha na página de Facebook de uma colega, a quem agradecemos:

https://coimbra.360portugal.com/Concelho/Coimbra/Universidade/BibliotecaJoanina/index.php 


Numa partilha da Rede de Bibliotecas Escolares, aqui deixamos "O Tesouro", uma história de Manuel António Pina, narrada ao mesmo tempo por Carla Galvão, em Português, e Nuno Costa, em Língua Gestual Portuguesa. O autor apresenta-nos a Liberdade, tão importante como o ar que se respira:

https://ensina.rtp.pt/artigo/o-tesouro/ 


Durante uma semana, Carlos Vaz Marques falou com escritores, todos os dias, sobre a experiência da quarentena. Essas seis conversas (com Gonçalo M. Tavares, Ana Margarida de Carvalho, Bruno Vieira Amaral, Adriana Lisboa, José Luís Peixoto e Lídia Jorge) estão disponíveis aqui. 


CoronaKids é um site lúdico-pedagógico criado com o objetivo de informar os mais novos sobre esta doença que se está a espalhar pelo mundo, provocada pelo novo coronavírus:

https://www.coronakids.pt/


Numa partilha da Rede de Bibliotecas Escolares, damos destaque ao dia que se assinala hoje. A homenagem aos trabalhadores remonta a 1 de maio de 1886 e à greve dos operários de Chicago. Tinham como objetivo conquistar melhores condições laborais, principalmente a redução da jornada diária (que chegava a ser de 17 horas) para 8 horas.Vamos perceber como eram as condições de vida e de trabalho no século XIX, através desta publicação da Escola Virtual:

https://www.facebook.com/escolavirtual.pt/videos/1255676524600328 


Querem conhecer os instrumentos da "Loja do Mestre André"? Aqui ficam. Para conhecer um a um e, depois, ver como ficam bem em conjunto. 


Porque o Dia da Mãe é para celebrar sempre, aqui fica a leitura de dois poemas, na sequência de um desafio lançado pelo Centro Cultural de Belém:

https://www.facebook.com/centroculturaldebelem/videos/816060688919789 



Já antes falámos do trabalho de Paulo Galindro. Aqui ficam os registos (coloridos e cheios de magia) que o ilustrador foi deixando ao longo de uma semana:

https://www.facebook.com/PauloGalindroIlustrador/videos/577043783194536 


A história de uma menina e da sua mãe médica, que é afinal a história de muitos meninos e pais médicos (e outros profissionais de saúde), em Portugal e por esse mundo fora:

https://ideiascomhistoria.pt/pages/livro-a-minha-mae-e-medica-e-ja-tenho-saudades-dela


Numa partilha do jornal "Público", via Bibliotecas Escolares de Setúbal, aqui fica um conteúdo adicionado à plataforma "Harry Potter at Home", criada por J. K. Rowling - a leitura do primeiro capítulo de "Harry Potter e a Pedra Filosofal", por Daniel Radcliffe, o ator que interpretou o famoso feiticeiro: 

https://www.wizardingworld.com/chapters/reading-the-boy-who-lived 


Muitas vezes, tudo aquilo de que uma criança precisa é de ouvir uma história para fazer a sua imaginação voar por aventuras e personagens em mundos fantásticos. Eis algumas:  

https://notaterapia.com.br/2020/05/03/30-historias-infantis-em-audio-para-ouvir-online-e-de-graca/


José Luís Peixoto partilha impressões de viagens. Deixamos aqui a sugestão de acompanharem este projeto do escritor. Uma indicação (como sempre interessante) da nossa colega atenta, a quem agradecemos:

https://www.joseluispeixotoemviagem.com/ 


Aqui fica este "Baile da Biblioteca", uma grande festa entre autores e livros, que acontece quando julgamos que estão todos em silêncio, bem arrumados nas estantes.  


Numa partilha das Bibliotecas Escolares de Setúbal, aqui fica mais uma leitura do Varal das Histórias. 


Uma sugestão para ver com os mais novos. Uma ideia da nossa colega atenta, que nos vai enviando sempre boas propostas e a quem agradecemos:

https://www.facebook.com/PortoEditora/videos/693320244797224 


Numa partilha das Bibliotecas Escolares de Setúbal, aqui ficam dezassete obras de Clarice Lispector para ouvir online:

https://notaterapia.com.br/2020/04/05/17-obras-de-clarice-lispector-em-audio-para-ouvir-online-e-de-graca/


Numa partilha das Bibliotecas Escolares de Setúbal, aqui fica informação sobre "Peregrinação", de Fernão Mendes Pinto, uma das obras de referência para leitura, no âmbito de Português:

https://ensina.rtp.pt/artigo/a-peregrinacao/


Mais uma conversa com um autor. Desta vez, é José Luís Peixoto, que nos fala sobre a sua experiência nestes dias de maior confinamento, a sua obra, as suas viagens... Uma nova oportunidade para ouvirmos o escritor que, pelo seu estilo franco, nos faz sempre sentir próximos. Tal como tantas outras, esta sugestão chegou até à Biblioteca Escolar por via da nossa colega atenta, cujas partilhas são sempre bem-vindas:

https://www.facebook.com/joseluispeixoto/videos/3128216330632628 


Neste trabalho conjunto das bibliotecas escolares por todo o país, aqui deixamos um pequeno desafio da Biblioteca do Agrupamento de Escolas Ruy Belo, para assinalar a data de hoje, Dia do Autor Português.

Instituído em 1982, o Dia do Autor Português pretende homenagear os autores portugueses nas mais diversas áreas artísticas e culturais, como a pintura, a literatura, a música ou o cinema, que têm contribuído para o enriquecimento da cultura em Portugal.
Assim sendo, desafiamo-vos a participar neste jogo "Adivinhem quem é quem!"


Assinalámos o Dia do Autor Português. Aqui temos mais uma publicação com autores e intérpretes portugueses. Uma partilha da colega que connosco tem colaborado e a quem voltamos a agradecer. Parece-nos que vale a pena ouvir.


Isabel Ricardo, a quem fizemos referência antes e que já tivemos oportunidade de receber na Biblioteca Escolar, nos nossos encontros de autor:

https://www.facebook.com/PortoEditora/videos/551569972193421 


Eis algumas recomendações da Direção Geral da Saúde, para ajudar as crianças nesta fase. 


Eis a história de um tatu, lida pela ilustradora do livro. Alguma vez pensaram que a carapaça deste bichinho pode ser uma armadura de cavaleiro? Vamos ver o que se passa. Mais uma partilha da nossa colega atenta. Obrigada:

https://www.facebook.com/PortoEditora/videos/688753351859397 


Será que, desse lado, alguém gostaria de escolher o rumo de uma história já iniciada? Aqui fica a possibilidade de ajudar o escritor Afonso Cruz a salvar a sua história e participar nesta atividade online. Saibam mais em:

 https://bit.ly/2TV1oqJ


Agora, sugestões de leitura para os adultos, com clássicos da literatura de autores de A a Z. A imagem mostra apenas os primeiros nomes. Nada como explorar este projeto, que pretende reunir uma biblioteca de livros digitais em português: 

https://www.livros-digitais.com/


Um site de partilha de livros digitais em português, do qual escolhemos a parte que se refere à literatura juvenil. A imagem mostra apenas dois dos títulos disponíveis. Para ver / ler, em:

 https://portugues.free-ebooks.net/categoria/literatura-juvenil


Mostramos três das "100 Histórias à Janela", de António Torrado. Encontram-se em: 

https://bit.ly/2Wpiq22


Para os mais crescidos, um espaço para ouvir e ler boa poesia. Sugestão que uma professora da escola deixou nos comentários da nossa página de Facebook. Agradecemos:

https://bit.ly/39YcuAY


Podemos ir a um museu em Nova Iorque ou Amesterdão, por exemplo, sentados ao nosso computador. Basta aceder a esta lista:

https://bit.ly/2vw08RL


Novamente para os mais crescidos, os livros que a Imprensa Nacional disponibiliza por estes dias, em:

https://www.incm.pt/portal/livros_edicoes_gratuitas.jsp 


O movimento #𝗟𝗲𝗿𝗗𝗼𝗰𝗲𝗟𝗲𝗿 mostra como os livros nos podem resgatar e levar-nos até onde a nossa imaginação quiser. Todos os dias, sugestões de livros, leituras de excertos e de poemas feitas por autores, editores e outros profissionais da Porto Editora. O mote é dado pelo Pedro Colaço Pinto (na imagem):

https://www.facebook.com/PortoEditora 


Temos deixado várias sugestões para o público adulto. Esta é mais uma. Para que os espectadores que gostam de teatro não sejam privados do contacto com o Teatro Aberto, a companhia começou a apresentar ontem, a partir das 21h, a peça "A Mentira", de Florian Zeller, que esteve recentemente em cena... Outras se seguirão. Toda a informação em:

https://www.facebook.com/TeatroAbertoPT/ 


Uma história por dia, não sabe o bem que lhe fazia. A iniciativa começou ontem, na página de Facebook das Bibliotecas de Lisboa. 

.A primeira série de histórias é contada pelas mediadoras de leitura da Rede BLX, baseando-se na sua experiência enquanto leitoras e contadoras. Conta com 40 episódios e irá decorrer de segunda a sábado às 11 horas.As histórias contêm xarope de aventuras, pomada de animais, saquetas de ideias, colírio de gargalhadas, emplastros de ilustrações e comprimidos de bem-estar:

https://www.facebook.com/BibliotecasdeLisboa 


A propósito do Dia Mundial da Poesia, que se assinalou ontem (21 de março), e da situação atual. Este vídeo faz parte de um projeto do ator Alexandre Martins no Youtube. Olhemos a luz e escutemos os pássaros, nas palavras de Virgílio Ferreira. 


Uma forma de aproximar a literatura das crianças. Eis alguns poemas de Cecília Meireles, marcados pela exploração sonora da língua e pela musicalidade dos versos:

https://bit.ly/2UnMBUw


Algumas sugestões de leituras para os mais novos. São livros em PDF que podem ser lidos sem sair de casa:

https://bit.ly/33M8cuq


Um pequeno conto lido por Jorge Serafim que nos mostra como somos vizinhos do mesmo planeta; pontos do mesmo quadro. Todos juntos:

shorturl.at/ruJLZ


Eis a já habitual proposta para o público adulto que está desse lado. Seguindo a página do Museu Nacional de Arte Antiga no Facebook, por exemplo, podem assistir a visitas guiadas em vídeo que relevam histórias e algumas curiosidades sobre as mais importantes peças da coleção. Acedendo a este "link", ficam com toda a informação:

https://www.museudearteantiga.pt/educacao/mnaa-em-casa


Numa partilha da Direção-Geral da Saúde, divulgamos o jogo online STOP Contágio. Uma forma de aprender mais sobre o novo coronavírus e como nos podemos proteger. Uma atividade para toda a família: 

https://www.stopcontagio.pt/


Nesta partilha de sugestões para aproveitar o tempo, nestes dias em que estamos mais por casa, a Biblioteca Digital Camões. Talvez os adultos de entre vós se interessem sobre alguma das áreas abrangidas. Estão disponíveis textos e documentos de diferentes temas, tais como: Arquitetura, Cinema, História e Geografia:

https://bit.ly/2UqmbD7


E que tal um questionário que nos pede para completarmos títulos de obras de autores portugueses? Experimentem:

https://bit.ly/2QNWEl1 


Alguns minutos para ouvir ler um conto: "João e o Pé de Feijão". E que bonitas são as ilustrações... 


Uma proposta para os adultos que estão desse lado: os concertos que a Fundação Calouste Gulbenkian disponibiliza na sua página:

https://gulbenkian.pt/musica/a-musica-continua/concertos/



"Os Lusíadas" em quadrinhos (novamente, o tempero do português falado no Brasil). Esta ligação dá também acesso à obra completa de Camões:

https://bit.ly/2wPVcI2


Para quem gostou do desafio anterior, aqui fica outro. Esta também é a altura para brincar com os irmãos em casa e dar largas à imaginação. Será que descobrem as palavras em língua inglesa escondidas? Encontrámos este desafio em: 

https://bit.ly/2JnXOPY


Partilhamos a leitura deste conto sobre o Lobo e a sua vontade de ter uma namorada. 


Para os adultos que estão desse lado e que gostam de ler José Saramago, aqui ficam algumas das suas obras:

https://bit.ly/39Gs3wh


Aqui ficam os "Fantásticos Livros Voadores do Senhor Morris", uma animação premiada.


A partir deste documento, os professores, alunos e famílias podem selecionar o autor que pretendem estudar/ ler e, clicando no nome, aceder a conteúdos dos media sobre o autor escolhido. Fiquem bem:

https://bit.ly/2JzS6dU


Numa partilha das Bibliotecas Escolares de Setúbal, eis algumas ideias para trabalhar com os mais novos.


Para quem gosta de acompanhar o Teatro Nacional de São Carlos, a instituição tem vindo a dinamizar um iniciativa designada por "São Carlos em sua Casa". Todas as informações estão em: https://bit.ly/2RdbFwM. Vimos esta partilha na página de Facebook de uma colega, a quem agradecemos. 


A história do misterioso lagarto que apareceu no Chiado. Um conto de José Saramago, publicado no início da década de 1970. Uma sugestão da nossa já habitual colega atenta, a quem agradecemos e que partilhamos convosco:

https://bit.ly/2yxCHbJ


Ainda com os ecos do Dia Mundial do Livro Infantil, partilhamos "O Nuno escapa ao vírus", escrito por Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada e ilustrado por Nuno Feijão. Uma explicação simples sobre o que provocam os vírus, nomeadamente o Covid 19. Uma forma de também ensinar às crianças algumas regras básicas de higiene:

https://bit.ly/2xYmo7A


A importância da música em três curtas-metragens de animação para ver online:

https://bit.ly/2Rml9WC 


Com a primavera, chegam as andorinhas. Eis as cinco espécies que ocorrem em Portugal. Vamos conhecê-las com a ajuda das ilustrações de Marco Nunes Correia. Vimos esta partilha na página de Facebook de um colega, a quem agradecemos:

https://bit.ly/34r3a6


Assinalou-se, ontem, uma data especial relacionada com Sebastião da Gama. O celebrado poeta da terra nasceu a 10 de abril de 1924. Vimos esta partilha na página de Facebook de um colega, a quem agradecemos:

https://bit.ly/3c24orM


Numa partilha da Rede de Bibliotecas Escolares, divulgamos uma iniciativa que nos parece bastante interessante - o "Atlas das Paisagens Literárias de Portugal Continental", desenvolvido através de uma parceria entre diversas instituições. Esta aplicação utiliza o repositório de excertos literários compilados e classificados na base de dados do projeto e constitui uma ferramenta de visualização com grande potencial pedagógico, de investigação, de apoio à decisão e como suporte de projetos de lazer e turismo. Os utilizadores pesquisam geografias literárias através dos nomes de autores, de obras e de temas, podendo também centrar-se em unidades territoriais ou usar a funcionalidade "perto de mim" (registos de paisagens literárias georreferenciados em torno da localização do utilizador):

https://ielt.fcsh.unl.pt/paisagensliterarias/


A Imprensa Nacional Casa da Moeda começou a disponibilizar gratuitamente títulos da coleção "Biblioteca Fundamental da Literatura Portuguesa". Os primeiros livros já estão online, mas haverá um novo todas as quartas-feiras: 

https://bit.ly/34vXisY


Neste contexto em que estamos, o blogue Memória com História, de que vos demos conhecimento antes, adquire uma particular importância, já que permite a partilha de trabalhos dos alunos. É um projeto dos professores de História do Agrupamento de Escolas de Azeitão. Aproveitamos para dizer que, em breve, divulgaremos uma nova atualização da nossa página web, que terá (precisamente) como objetivo a divulgação de trabalhos, nesta fase de ensino à distância:

https://memoriacomhistoria.blogspot.com/ 


Uma atividade diária, destinada aos meninos do pré-escolar e do 1º ano. Trata-se do ator Sérgio Paulo que, com a sua personagem, o duende PLIM, apresenta na sua conta de Facebook - Sérgio Paulo (página oficial) - animações de leitura e não só. Nos seus diretos (diariamente, das 17:00 às 18:00), inclui histórias, curiosidades, canções, propostas de expressão plástica...

https://www.facebook.com/sergiopaulopeter 


Já repararam que, com o menor ruído do trânsito, o "canto" dos pássaros à nossa volta se tornou mais perceptível? Deixamo-vos esta partilha da colega atenta, a quem agradecemos de novo. E que tal aderir a um desafio? Encontram-no, em:

https://www.facebook.com/descobrirportugalnatural 


Numa partilha da Rede de Bibliotecas Escolares, aqui fica "O Auto da Barca do Inferno", de Gil Vicente, em formato digital. A ligação conduzirá ainda a outras obras, igualmente indicadas para leitura em diversos anos de escolaridade: 

https://bit.ly/2XJijPp


A Companhia de Teatro de Braga tem vindo a disponibilizar vídeos de espetáculos através do Youtube. Eis "Os Músicos de Bremen", a partir do conto dos Irmãos Grimm, relato oral do Sr. Joaquim Peças e encenação de José Caldas. Destina-se a crianças do 1º e 2º ciclos. Acedam à página de Facebook da Companhia. Vão por lá encontrar "O Auto da Barca do Inferno", mas também diversas outras propostas, muitas delas para o público adulto que está desse lado.


Talvez os mais crescidos de entre vós queiram aceder a esta ligação. Vimos a partilha na conta de Facebook de Carlos Vaz Marques, conhecido pela divulgação literária que faz e também por moderar programas televisivos, com atualidade e uma pitada de humor. Aqui temos a poesia, nas palavras e na voz de Adriana Lisboa, e nas imagens por Graça Castanheira. Dez vídeo-poemas: 

https://www.adrianalisboa.com/video-poemas


Numa partilha das Bibliotecas Escolares de Setúbal, aqui deixamos esta forma de aceder a livros de que já vos tínhamos dado como. Eis uma nova história. Para ouvir e ler, com o tempero do português do Brasil:

https://www.euleioparaumacrianca.com.br/historias/a-menina-das-estrelas/ 


O facto de estarmos por casa não impede os nossos gauleses preferidos, decididamente irredutíveis à morosidade, de se divertirem e divertirem os seus leitores.Os druidas engendraram uma revista semanal inédita para alegrar estes dias: Irredutíveis com Astérix! Em perspetiva, estão atividades, jogos e banda desenhada para toda a família.Vimos esta partilha na página de Facebook de uma colega, a quem agradecemos:

https://www.asterix.com/pt-pt/gratis-a-revista-asterix-para-descarregar/


Já não é a primeira vez que referimos a Língua Gestual Portuguesa. A infopedia.pt disponibiliza acesso livre e ilimitado ao Dicionário de Língua Gestual Portuguesa, até ao final de maio. Aqui fica. Procura-se uma palavra e um intérprete faz o gesto. Esta e a partilha anterior são sugestões da nossa colega atenta, a quem agradecemos sempre:

https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-gestual


Numa partilha da Rede de Bibliotecas Escolares, aqui estão alguns eBooks multidisciplinares de interesse geral: 

https://bit.ly/2KGMHlG


Conhecer os artistas através de visitas aos seus ateliês. A proposta começa em Juan Miró e acaba em Rembrandt. Trata-se de uma viagem por treze estúdios de um lado e do outro do Atlântico, passando por vários continentes. Vimos esta partilha na página de Facebook de uma colega, a quem agradecemos. Pode oferecer propostas ao nível do trabalho na área das Expressões e da História da Arte, mas não só:

https://followthecolours.com.br/traveluv/estudios-de-artistas-famosos/ 


Salsichas com mousse de chocolate? Gelatina de morango com ovo estrelado a cavalo? David Machado e Paulo Galindro criaram a página de onde vem esta ilustração. Já está cheia de sugestões, ideias e instruções para quem está fechado em casa. Para ajudar a passar o tempo, um dia de cada vez. Vão lá ver:

https://www.facebook.com/DavidMachadoPauloGalindro/ 


Na semana após a comemoração do 46° aniversário do 25 de Abril, que tal testar os vossos conhecimentos?  

https://www.publico.pt/quiz/interactivo/acha-sabe-25-abril-75


O Ministério de Turismo e Antiguidades do Egito divulgou uma visita virtual (em 3D) pelo túmulo de Ramsés, em Luxor. Vamos até lá? Embarquemos, então, na máquina do tempo, com paragem no Vale dos Reis:

https://bit.ly/2YuTp6C


Um conjunto de recursos reunidos pelo Plano Nacional de Leitura para assinalar o Dia da Mãe - 5 de maio:

https://www.pnl2027.gov.pt/np4/diadamae_2020.html


Ainda na sequência do dia de ontem, o Estranhão fala desses seres imparáveis que são as mães; as que têm todas as profissões do mundo. Eis mais uma partilha da nossa colega atenta, a quem agradecemos: 

https://www.facebook.com/PortoEditora/videos/1060101434387044/ 


Também o Dia da Língua Portuguesa é para celebrar sempre. Por isso, aqui fica José Luís Peixoto, a ler uma história de sua autoria, mas que se baseia num menino que, de facto, existe - o Martim:

https://www.facebook.com/camaradelisboa/videos/658624451594828 


Numa partilha da Rede de Bibliotecas Escolares e ainda a propósito do dia 9 de maio e da Europa, aqui deixamos o Tratado de Windsor.

A 9 de maio de 1386, os representantes de Portugal e de Inglaterra deram por terminadas as negociações entre as duas coroas e assinaram um tratado entre os dois reinos.

O sucesso das negociações e a assinatura formal do tratado permitiram desencadear os preparativos para o ato destinado a selar o acordo e que foi o casamento do Rei de Portugal com D. Filipa, filha do Duque de Lencastre, o que veio a ocorrer a 11 de fevereiro de 1387:

https://ensina.rtp.pt/artigo/o-tratado-de-windsor-a-mais-antiga-alianca-diplomatica-do-mundo/


Mais uma leitura. Desta vez é um livro mágico que nos permite caminhar lá dentro. Um sugestão da nossa colega atenta, a quem agradecemos:

https://www.facebook.com/PortoEditora/videos/2382047192085376/ 


Numa partilha das Bibliotecas Escolares de Setúbal, a oportunidade de ouvir "Leando, Rei da Helíria", de Alice Vieira. Trata-se de um texto dramático que está entre as recomendações para leitura no 7º ano de escolaridade. Explorando um pouco mais, encontram as restantes partes da obra.


Uma conversa com Ondjaki. Recordamos que este autor faz parte das leituras propostas para o 3º ciclo. Esta partilha chegou até nós através da nossa colega atenta, a quem agradecemos sempre:

https://www.facebook.com/PNL2027/videos/265636244810481 


Já antes tínhamos feito uma partilha deste site, quando fomos numa visita virtual ao Convento de Cristo, em Tomar. Eis, agora, toda a oferta disponibilizada. Uma viagem por Portugal, que inclui monumentos, vilas e cidades, sem esquecer as bonitas paisagens:

 https://www.360portugal.com/ 


Numa partilha da Rede de Bibliotecas Escolares, aqui ficam as coleções de dez museus, para visitar online:

https://www.comunidadbaratz.com/blog/10-de-los-museos-mas-impresionantes-del-mundo-ponen-sus-colecciones-online/


A propósito do Dia dos Museus, que se assinala a 18 de maio, a Gulbenkian lançou o convite para que o público escolhesse obras de entre as que pertencem à coleção da Fundação. O objetivo era o de fazer uma exposição virtual. Aqui fica o resultado:

https://gulbenkian.pt/museu/dia-internacional-dos-museus/exposicao-curador-por-um-dia/


Convidamo-vos a ir nesta visita guiada pelas coleções da Gulbenkian:

https://www.facebook.com/fundacaocaloustegulbenkian/videos/270241747501618 


Numa partilha das Bibliotecas Escolares de Setúbal, aqui fica "Alice no País das Maravilhas". Para ouvir, com o tempero do português do Brasil. 


Claro está que não podíamos deixar de mencionar a tradição que se assinala. Aqui fica alguma informação sobre o Dia da Espiga:

https://www.ofportugal.com/dia-da-espiga-a-sua-origem-historia-e-significados/


Numa nova partilha do projeto Google Arts & Cultura, propomos uma visita virtual ao Palácio de Versalhes. Vimos esta sugestão na página de Facebook de uma colega, a quem agradecemos:

https://artsandculture.google.com/project/versailles  


Numa partilha das Bibliotecas Escolares de Setúbal, aqui fica "A Menina do Mar", de Sophia de Mello Breyner Andresen e, neste caso, com música Fernardo Lopes Graça. 


E que tal aproveitar para fazer uma visita virtual interativa ao Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa? Aqui fica: 

https://www.pavconhecimento.pt/media/tour_virtual/index.html 


A histórica viagem de Charles Darwin, a bordo do Beagle. Vimos esta partilha na página de Facebook de um colega, a quem agradecemos. 


Mais uma partilha da Hora do Conto Infantil. Esta e a sugestão anterior chegaram até nós pela já habitual colega. Obrigada:

https://www.facebook.com/PortoEditora/videos/248484819804027 


Numa partilha das Bibliotecas Escolares de Setúbal, aqui fica uma história com gravatas, daquelas que dão para usar, mas que também dão para ler. 

Vamos ler / Vamos ver

Pré-escolar e 1º ciclo 

Propostas e Desafios: canções, histórias, construções 

Ideias para fazer em casa - Aprender, Conhecer, Comunicar

Uma visita virtual ao Museu de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa.Ideia de Catarina Clemente. Siga o link: 

https://museus.ulisboa.pt/pt-pt/visita-virtual


A poesia tem o poder de nos emocionar, de nos transportar para outros mundos e de nos educar acerca da complexidade humana.

Por todos esses motivos, e muitos mais, o contacto das crianças com a poesia pode ser mágico e potenciar um amor pela leitura que durará a vida toda.

Está à procura de poemas curtos para ler com as crianças e inspirar os pequenos leitores? Aqui ficam:

https://www.culturagenial.com/poemas-infantis/


"Onda" de Suzy Lee, uma edição da Editora Gatafunho, recomendada pelo Plano Nacional de Leitura. Um dia cheio de sol. Uma menina curiosa. Uma onda brincalhona. Apenas com estes três elementos, Suzy Lee criou este belíssimo livro em que as imagens puxam pelas palavras e o texto surge espontaneamente na cabeça de cada leitor. Tudo tão simples, tudo tão belo! Sem palavras. Assim é contada a história em "Onda", livro-imagem da jovem coreana Suzy Lee. Propomos que vejam esta história em vídeo, acompanhada de sons da natureza e música.

Grelharte

Vamos transformar uma grelha de Palavras Cruzadas em Arte... uma grelha em branco que, tal como uma tela, será preenchida com criatividade:

https://www.facebook.com/grelharte/   


"A Maior Flor do Mundo", de José Saramago


Daniel Completo e José Fanha entenderam gravar, em suas casas, algumas canções e poemas que ajudem a tornar este tempo mais leve, mais solidário, mais feliz.

Para chegar a casa de cada um de vós, partilhamos a seguinte ligação: 

https://bit.ly/2J6cmUk


Algumas propostas de atividades para as crianças do pré-escolar:

https://aprenderemcasa.webnode.pt/fichas-para-pre-escolar/


Eis uma das oito ilustrações que Paulo Galindro dedica aos filhos de todos os envolvidos nesta luta diária pelas nossas vidas. Quanto ao motivo que esteve na origem destes trabalhos, deixamos ao ilustrador a explicação. Juntamo-nos a ele no reconhecimento e agradecimento a esses profissionais:

https://www.facebook.com/PauloGalindroIlustrador 

Ideias para fazer em casa - Aprender, Conhecer, Comunicar

Uma ideia de atividade para fazer com papel e cartão. Uma caixa que se transforma em televisão. Material: caixa de cartão, tintas, cola, papel, tesoura, recortes de revistas, rolhas e outros materiais que encontrem. Criar para dentro da caixa. Deixamos um pequeno vídeo:

https://bit.ly/3df0xZF


Deixamos aqui apenas um dos muitos desafios deste blogue. Divirtam-se:

https://bit.ly/2Qu17ZP


Um vídeo que ajuda os mais novos a desenhar:

https://bit.ly/2WD2iu4


O Monstro das Cores, cores essas que, afinal, são as suas emoções. Eis uma animação que explica como elas funcionam, na doce voz de uma pequena narradora. 


Leitura do conto feita por uma professora da equipa da Bibliotecas Escolares.

Vamos ler / Vamos ver

Pré-escolar e 1º ciclo - Trabalhos realizados pelos alunos: vídeos, cartazes, histórias...  

Trabalhos que nos foram enviados por alunos do 1º ano das várias escolas do Agrupamento, no âmbito das atividades propostas neste período de suspensão das atividades letivas presenciais. Foram feitos com a colaboração da famílias. 

Todos os trabalhos recebidos a partir de 3 de abril estão no separador, entretanto criado: Vamos Ver / Vamos ler (2).


A partir da leitura da obra "O Pintor de Sorrisos", alguns alunos do 3º e 4º anos, das Escolas do Agrupamento de Azeitão, desenharam sorrisos e, mais abaixo, também propõem um jogo. 

Aqui fica um jogo que todos podem fazer em casa. Foi inspirado pela leitura da obra "O Pintor de Sorrisos".


A leitura da lengalenga "O que está" deu origem a outras lengalengas com a mesma estrutura inventadas por meninos do 2º ano das escolas do Agrupamento de Azeitão. 


Histórias escritas por alunos do 2ºA da Escola Básica da Brejoeira:

https://bit.ly/2vSSMb3


Ser hospedeira de bordo pode ser uma excelente profissão para quem quer conhecer vários países, mas também é uma profissão bastante exigente. Uma hospedeira tem de saber várias línguas... Assim começa o projeto de uma aluna do 2º ano da Escola Básica de Vila Nogueira que vos convidamos a ver:

https://bit.ly/3bHhaM4