O Diário de Anne Frank

Março de 2025 - As turmas de 8º ano estão na fase final de um cenário de aprendizagem dedicado à leitura e contextualização da obra "O Diário de Anne Frank".

São disciplinas intervenientes:

  • Português;
  • Geografia;
  • História;
  • Físico-Química;
  • Educação Visual;
  • Cidadania e Desenvolvimento.

Sendo a disciplina promotora do cenário de aprendizagem, em Português, procedeu-se à leitura / interpretação da obra em causa, bem como à produção de poemas (em contexto de sala de aula).

Estando a turma a abordar as "cidades" em Geografia, esse tema foi aplicado à cidade onde vivia Anne Frank: Amsterdam.

Em História, procedeu-se à contextualização da obra "O Diário de Anne Frank", com a colaboração das turmas de 9º ano. Também houve sessões com as professoras Elisabete Guerreiro e Fernanda Garrett, que estiveram com a turmas para falar com os alunos sobre a questão da Segunda Guerra Mundial e do Holocausto.

Em Físico-Química, fez-se a análise das substâncias químicas e seus efeitos a propósito do Holocausto.

A disciplina de Educação Visual participou com As Cidades, um trabalho de construção de sólidos geométricos simples, onde os alunos incluíram uma área dedicada às cidades das guerras.

Finalmente, em Cidadania e Desenvolvimento, procedeu-se à reflexão conjunta sobre os Direitos Humanos e o total desrespeito pelos mais elementares durante o Holocausto, começando pelo Direito à Vida, finalizando com a noção de que, na verdade, a defesa dos Direitos Humanos faz parte da postura quotidiana de cada um de nós.

Este cenário contou ainda com a colaboração da Biblioteca Escolar, que gentilmente cedeu o seu espaço e colaborou na organização de uma exposição de trabalhos de alunos, que esteve patente no primeiro piso do bloco A. Já neste segundo semestre, decorreram sessões de cinema sobre a vida de Aristides de Sousa Mendes. 

Seguem-se alguns dos poemas feitos pelos alunos e imagens destes enquanto trabalhavam.  O vídeo refere-se à exposição que esteve no primeiro piso do bloco A.