Leituras d'Oriente
Uma viagem ao Japão
Diagnóstico
A nossa escola tem vindo a receber alunos oriundos de países asiáticos (atualmente estão distribuídos pelos 2º e 3º ciclos e agrupados/integrados em turmas dos 5º, 6º, 7º, 8º e 9º anos de escolaridade), o que tem suscitado a curiosidade dos colegas relativamente à cultura e hábitos orientais. A dinamização deste projeto irá contribuir para uma melhor e mais rápida integração e inclusão destes alunos, ocorrendo isto de uma forma lúdica e colaborativa entre todos. Os alunos denotam já um gosto por mangá e anime, o que é um caminho para incentivar à leitura em diferentes contextos, que se reveste de grande importância e motivação para que este projeto seja implementado, nas melhores condições possíveis.
Síntese
O projeto assenta em pressupostos de trabalho de articulação vertical e horizontal no agrupamento, através do envolvimento direto de 1 turma de 6º ano e 1 de 7º ano numa vertente de multidisciplinaridade. Estes alunos darão a conhecer aos seus pares e à comunidade escolar a cultura e literatura oriental, mais propriamente japonesa, também através da realização de parcerias. O ponto de partida são os livros que possam criar ações impactantes no conhecimento da cultura japonesa, inclusão cultural e sociabilizante dos alunos de origem asiática e o reconhecimento do livro e da leitura, como forma agregadora de todos os pontos enunciados.
9 de fevereiro de 2024 - Entre as atividades do primeiro semestre, esteve a preparação do projeto Leituras d'Oriente - Uma viagem ao Japão. Na verdade, as Bibliotecas Escolares de Azeitão gostam de estimular o gosto pelo conhecimento de outros povos, neste caso concreto, o Japão, que assinala a data da sua fundação no próximo dia 11 de fevereiro.
O Japão já era conhecido no Ocidente desde o tempo de Marco Polo, que lhe chamou Cipango, mas foram efetivamente os portugueses os primeiros europeus a lá chegar.
A chegada dos portugueses ao Japão, em 1543, originou um intercâmbio comercial e cultural que ficou assinalado nos biombos japoneses, que nos mostram a curiosidade e o ambiente festivo pela chegada do barco negro dos Namban Jin (os Bárbaros do Sul, como eram designados os portugueses), ao porto de Nagasáqui.
Os Biombos Namban e as restantes peças que mostramos nestas fotografias estão expostos no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa.
Para mais informação, aceder a: https://g.co/arts/8YnF1Zr6HbwkN6SN8
19 de fevereiro de 2024 - No nosso país, há vários locais que nos permitem fazer uma "viagem" até ao Japão. Outro desses locais é o Museu do Oriente, em Lisboa.
Nestas imagens, encontramos algumas peças alusivas ao país do sol nascente, que fazem parte da exposição fixa do Museu.
A ligação entre Portugal e o Japão é antiga. O território já era conhecido no Ocidente desde o tempo de Marco Polo, mas foram os portugueses os primeiros europeus a lá chegar, em 1543.
Recordamos que as Bibliotecas Escolares de Azeitão estão numa fase de preparação do projeto Leituras d'Oriente - Uma viagem ao Japão.
1 de março de 2024 - No próximo domingo - 3 de março - assinala-se o Hinamatsuri, uma data celebrada pelas famílias no Japão, com uma cerimónia de chá feita em frente a um altar com bonecas tradicionais, que protegem as meninas da casa. As imagens mostram quimonos de criança e um barco com bonecas. Qualquer das peças faz parte da exposição "Japão, Festas e Rituais" que se encontra no Museu do Oriente, em Lisboa.
Recordamos que as Bibliotecas Escolares de Azeitão estão numa fase de preparação do projeto Leituras d'Oriente - Uma viagem ao Japão.
20 de março de 2024
Começa a primavera
Esta é uma época celebrada um pouco por todo o Japão, com o bonito espetáculo do Sakura, as cerejeiras em flor. Há, aliás, uma tradição de contemplação das flores designada por Hanami. Dependendo da temperatura e da geografia do país, a floração pode acontecer, por um período de alguns dias, entre o final de janeiro e maio, consoante a parte do arquipélago.
Recordamos que as Bibliotecas Escolares de Azeitão estão numa fase de preparação do projeto Leituras d'Oriente - Uma viagem ao Japão.
Fotografia: YS
20 de março de 2024 - Quem visitar a Biblioteca Escolar, pode ver algumas recolhas feitas por alunos do 7°B, no âmbito do projeto Leituras d'Oriente - Uma viagem ao Japão. Ficamos a saber que se associa o dia 11 de fevereiro - feriado nacional - à fundação do Japão, em cuja origem poderá estar um mito, como acontece noutros pontos do mundo, aliás.
Também ficamos a conhecer algumas festividades, como a das Bonecas (já aqui referida) e o feriado de Setsubun, que marca o início da primavera e significa divisão das estações.
Tudo isto sem esquecer que o Japão é um pais localizado no Extremo Oriente, formado por quatro importantes ilhas, além de milhares de outras.
5 de junho de 2024 - A Biblioteca Escolar acolheu uma mostra sobre vulcões ativos no mundo, uma atividade desenvolvida no âmbito das Ciências Naturais, para as turmas de 7° ano. Sendo que alguns desses vulcões se localizam no País do Sol Nascente, pedimos aos respetivos autores que nos deixassem ficar com os seus projetos, para exposição permanente. Recordamos que as Bibliotecas Escolares de Azeitão estão numa fase de preparação do projeto Leituras d'Oriente - Uma viagem ao Japão.
1 de julho de 2024 - No sentido de recolher alguma informação e ideias para atividades com os alunos, uma parte da equipa das Bibliotecas Escolares de Azeitão esteve na Festa do Japão, que decorreu no último sábado, nos jardins de Belém, em Lisboa. Recordamos que as Bibliotecas Escolares de Azeitão estão numa fase de preparação do projeto Leituras d'Oriente - Uma viagem ao Japão:
3 de julho de 2024 - No âmbito do projeto Leituras d'Oriente - Uma viagem ao Japão, tem havido trabalhos preparatórios de vos fomos dando conhecimento. Sob a orientação da nossa colega Paula Pinheiro, os alunos do 7°B fizeram estes leques - 扇子 (sensu) - para uma exposição na abertura do próximo ano letivo. No contexto japonês, o leque é uma referência incontornável, assim como o jogo de luz e sombras. Deste modo, os trabalhos que vos apresentamos foram idealizados para integração dos conceitos relativos à luz e às sombras, à opacidade e à translucidez, inspirados na arte japonesa e nos costumes civilizacionais do Japão. Também as figuras aplicadas nos leques são de inspiração na imagética tradicional japonesa.
19 de setembro de 2024 - O projeto Leituras d'Oriente - Uma viagem ao Japão prepara-se para uma nova fase. Divulgamos algumas atividades e uma das parcerias que temos para esta iniciativa.
20 de setembro de 2024 - Com o fim de semana a chegar e no âmbito do nosso projeto Leituras d'Oriente - Uma Viagem ao Japão, aqui deixamos algumas sugestões de leitura, todas elas disponíveis na Biblioteca Escolar de Azeitão.
27 de setembro de 2024 - Tal como noutras zonas do mundo, em setembro e outubro, as temperaturas começam a baixar no Japão. O outono traz mudanças nas cores das folhas, com tons de vermelho, ouro, bronze e amarelo, que enfeitam a natureza. É uma época de festas frequentes, com encontros desportivos e culturais. Em breve, nos dias 9 e 10, vai decorrer o Takayama Matsuri, conhecido pelo desfile de carros alegóricos coloridos.A informação (assim como as fotografias) vem da Organização Nacional do Turismo Japonês. Continuamos a pesquisar/preparar o projeto Leituras d'Oriente, com algumas iniciativas já agendadas, de que vos daremos conta oportunamente. Entretanto, deixamo-vos estas imagens do País do Sol Nascente, com votos renovados de bom fim de semana, ou (se a habitual ferramenta de tradução estiver correta): よい週末を過ごしてください.
4 de outubro de 2024 - Conhecer e dar a conhecer um pouco da cultura japonesa através dos seus contos. É esse o desafio apresentado às turmas 6°E e 8°B, a começar neste Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, inserido no projeto Leituras d'Oriente.
7 de outubro de 2024 - Convidamo-vos a ler o número 53 da Newsletter do Agrupamento, onde (entre outros pontos de interesse) poderão encontrar a descrição do projeto Leituras d'Oriente - Uma viagem ao Japão. Aqui fica: https://shorturl.at/EEoES.
11 de outubro de 2024 - No âmbito do cenário de aprendizagem "Uma viagem ao Japão" e de uma atividade presente nos planos de trabalho, nas aulas de Trabalho Orientado de Português, que promove a Expressão Oral - "2 minutos da vossa atenção", uma aluna do 6°E partilhou com a turma o que descobriu sobre os costumes, a gastronomia e a cultura do Japão. Este momento de partilha e troca de saberes aconteceu na nossa Biblioteca Escolar. Ao longo do ano, haverá, certamente, mais momentos destes de que daremos conta.
28 de outubro de 2024 - Conhecer e dar a conhecer um pouco da cultura japonesa através dos seus contos. Foi esse o desafio apresentado às turmas 6°E e 8°B, para concretizar neste Dia das Bibliotecas Escolares, inserido no projeto Leituras d'Oriente. Aqui as temos na iniciativa Voz de Ler, com partilhas sobre o País do Sol Nascente e as obras tratadas. Agradecemos a todos os envolvidos.
26 de novembro de 2024 - O Teatro Kabuki e a Xilogravura Ukiyo-e (cuja tradução é "imagem do mundo flutuante") são duas formas de arte que emergiram simultaneamente no seio da cultura popular japonesa do século XVII e, durante quase 300 anos, prosperaram em conjunto. Foi isto (e muito mais) que os alunos do 6°E e do 8°B aprenderam pelo Museu do Oriente, numa visita inserida no Projeto Leituras d'Oriente - Uma Viagem ao Japão.
26 de novembro de 2024 - A visita desta manhã ao Museu do Oriente também passou pela coleção permanente, com objetos que trazem até nós o país que os portugueses (os primeiros europeus a chegar ao Japão) encontraram no século XVI. De entre os vários objetos, destacamos os Biombos Namban, também eles representados por Sophia de Mello Breyner Andresen, num poema que mostra o alcance que teve a chegada dos Bárbaros do Sul ao porto de Nagasáqui. Destacamos, ainda, as camélias, que trouxemos do país do sol nascente e cuja flor encontrámos à entrada do Museu.
Música: Balloon
Músico: @iksonmusic
Poema de Sophia de Mello Breyner Andresen:
Os biombos Namban contam | A história alegre das navegações | Pasmo de povos de repente
Frente a frente | Alvoroço de quem vê | O tão longe tão ao pé | Laca e leque | Kimono camélia | Perfeição esmero
E o sabor do tempero | Cerimónias mesuras | Nipónicas finuras | Malícia perante | Narigudas figuras
Inchados calções | Enquanto no alto | Das mastreações | Fazem pinos dão saltos | Os ágeis acrobatas
Das navegações | Dançam de alegria | Porque o mundo encontrado | É muito mais belo | Do que o imaginado
26 de novembro de 2024 - A nossa passagem pelo Museu do Oriente incluiu uma parte da exposição temporária dedicada a festas e rituais de caráter religioso, que, no Japão, resultam de diversas tradições, entre as quais se destaca o xintoismo, uma religião autóctone baseada no culto de entidades do mundo sobrenatural, designadas kami.A animação que incluímos neste vídeo refere-se a Amaterasu, a kami do sol, uma figura proeminente no panteão xintoista, da qual descende a linhagem da dinastia imperial japonesa. Recordamos que as iniciativas se inserem num projeto que, no seu segundo ano de concretização, nos leva nesta "viagem" ao Japão, em que estimulamos o gosto por aprender e procuramos conhecer melhor este país do Extremo Oriente.
Música: Evidence
Músico: Ahmed Sirour
27 de novembro de 2024 - Recuperando a visita de estudo realizada ontem, numa iniciativa promovida pela Biblioteca Escolar e que contou com a participação da Professora Bibliotecária da Escola Básica de Azeitão, o grupo do 8°B visitou as instalações do jornal "Público", naquela que pensamos ter sido uma atividade interessante para todos os envolvidos.
Música: A New Beginning
Músico: Agnese Valmaggia
27 de novembro de 2024 - Ainda recuperando a visita de estudo realizada ontem, o grupo do 6°E visitou o Mosteiro dos Jerónimos, naquela que também pensamos ter sido uma atividade interessante para todos, a julgar pelas muitas perguntas, pacientemente respondidas pelo guia que nos acompanhou.
Agradecemos aos alunos, às colegas que aceitaram o desafio de fazer esta visita connosco e às entidades que nos acolheram com visitas guiadas, que contribuíram para que a nossa ida a Lisboa fosse mais interessante e que pudéssemos aprender mais.
9 de dezembro de 2024 - Inserida no Projeto Leituras d'Oriente - Uma viagem ao Japão, decorreu hoje uma sessão sobre origami, a arte de dobrar papel que nos vem do País do Sol Nascente. Agradecemos à nossa colega Filipa Machado por connosco ter colaborado nesta iniciativa.
Música: Voyage
Músico: @iksonmusic
10 de dezembro de 2024 - Como já referimos, inserida no Projeto Leituras d'Oriente - Uma viagem ao Japão, decorreu ontem uma sessão sobre origami, a arte de dobrar papel que nos vem do País do Sol Nascente. Aqui ficam alguns registos de pormenor.
11 de dezembro de 2024 - A professora Filipa Machado, que connosco está a colaborar nas sessões de origami, tem estado a preparar uma exposição. Por agora, mostramos a parte relativa ao 6°E. Adaptar esta arte de dobrar papel à quadra em que estamos pareceu-nos uma boa ideia. Aqui ficam alguns votos de Natal em forma de presente. Para a semana, será a vez do 8°B. Recordamos que esta é uma iniciativa no âmbito do projeto Leituras d'Oriente - Uma viagem ao Japão.
17 de dezembro de 2024 - Esta tarde foi, também, a vez de o 8°B ter uma sessão sobre origami com a nossa colega Filipa Machado, a quem voltamos a agradecer. Das mãos dos alunos, das professoras e da assistente operacional surgiram formas em jeito de presente colorido. No final, foram todos convidados a deixar os seus desejos para este Natal. Recordamos que esta iniciativa se insere no projeto Leituras d'Oriente - Uma viagem ao Japão. Caso queiram aprender, aqui fica: https://youtu.be/337QxhfpY4w.
18 de dezembro de 2024 - Esta manhã, decorreu a visita de estudo ao Museu Nacional de Arte Antiga. Os alunos das turmas 6°E e 8°B foram guiados pela exposição com foco no contacto com o Oriente, indo desde a vista panorâmica de Lisboa, até aos biombos de Namban, onde está representada a chegada dos portugueses ao porto de Nagasáqui. Esta foi mais uma iniciativa inserida no projeto Leituras d'Oriente - Uma viagem ao Japão. Saímos do museu com um alerta de Luís de Camões: aqueles que não conhecem a Arte, não a podem estimar.
Música: Trip to the East | Músico: Alexei De Bronhe