Junho na Biblioteca Escolar

Junho 2024 na Biblioteca Escolar

Cartaz de efemeride
Cartaz de efemeride

1 de junho | Dia da Criança
Dedicado aos nossos leitores mais jovens (e são tantos pelas escolas do Agrupamento). 

3 de junho de 2024 - Os vencedores do Concurso Saber Mais, relativo às equipas de 5° ano, usufruíram esta manhã do respetivo prémio. Quem consome Coca-Cola já se apercebeu certamente de que a sua proveniência é uma fábrica em São Gonçalo (Cabanas), mesmo aqui ao lado. Os alunos que aderiram ao convite da Biblioteca Escolar gostaram tanto que até lá querem levar os restantes colegas de turma, no próximo anos letivo. Agradecemos ao guia que nos acompanhou - o Alexandre, pela disponibilidade.

4 de junho de 2024 - Como já referimos, durante as sessões sobre saúde oral, destinadas às turmas de 5º ano, os alunos foram desafiados pela Professora Bibliotecária a criarem um slogan, aliando o tema à leitura. Aqui ficam mais alguns resultados. Houve quem criasse os slogans propriamente ditos e houve quem optasse por escrever um pouco mais. Recordamos que este desafio surgiu no âmbito do concurso da Biblioteca Escolar "Melhor Slogan", uma iniciativa feita em articulação com o Clube da Saúde.

Imagem de site
Imagem de site

4 de junho de 2024 - Os "miúdos" votaram e os livros mais fixes já são conhecidos. Conheçam aqui os resultados. De referir que, entre os que receberam mais votos a nível nacional, estão: no 2° ciclo, "Harry Potter e a Pedra Filosofal", de J.K. Rowling; no 3° ciclo, "O Rapaz do Pijama às Riscas", de John Boyne. Recordamos que qualquer destas obras também reuniu a preferência dos alunos da Escola Básica de Azeitão, na respetiva categoria.

https://www.rbe.mec.pt/np4/MiudosaVotos

5 de junho de 2024 - Aqui fica o convite para visitarem a exposição Crazy Hats, um projeto das turmas 6°A e 6°D, que (após a Festa da Agrupamento) está patente na Biblioteca Escolar.

Alunos a participar em atividade
Alunos a participar em atividade

5 de junho de 2024 - Os vencedores dos Concursos de Declamação e Saber Mais usufruíram, ontem, do prémio de passarem a manhã na Praia do Ouro, com algumas atividades. Aqui fica um registo.

5 de junho de 2024 - Como referimos, a Biblioteca Escolar a acolheu uma mostra sobre vulcões ativos no mundo, uma atividade desenvolvida no âmbito das Ciências Naturais, para as turmas de 7° ano. Sendo que alguns desses vulcões se localizam no País do Sol Nascente, pedimos aos respetivos autores que nos deixassem ficar com os seus projetos, para exposição permanente. Recordamos que as Bibliotecas Escolares de Azeitão estão numa fase de preparação do projeto Leituras d'Oriente - Uma viagem ao Japão.

5 de junho de 2024 - As educadoras do Jardim de Infância da Brejoeira aceitaram o desafio e trabalharam com os seus meninos marcadores, na atividade da Biblioteca Escolar "Ser criança". O resultado está exposto neste placard.

Trabalhos de alunos
Trabalhos de alunos

5 de junho de 2024 - A turma do 3°/4° CB, da Escola Básica da Brejoeira, criou esta história sem palavras, inspirada na obra "Onda", de Suzy Lee, que tinham ido conhecer à Biblioteca Escolar.

Alunos a participar em atividade
Alunos a participar em atividade

5 de junho de 2024 - A Biblioteca Escolar foi o local escolhido pela nossa colega Teresa Marques para uma sessão com uma turma de 5° ano, de que é professora. Sendo a Teresa uma pessoa versátil, houve espaço para histórias lidas, mas também cantadas. Já há algum tempo que não a ouvíamos entoar a sua bonita voz. Foi muito bom.

5 de junho de 2024 - Divulgamos os vencedores do concurso Melhor Slogan, promovido pela Biblioteca Escolar, em articulação com o Clube da Saúde. Os prémios resultaram de uma parceria entre a Biblioteca Escolar e a higienista oral Andredina Cardoso, que fez as sessões.

6 de junho de 2024 - A turma do 4°B, da Escola Básica da Brejoeira, criou estes marcadores que ilustram o "Ser Criança". O texto foi escrito em português e em inglês, com a colaboração da professora de língua estrangeira.

7 de junho de 2024 - O escritor Carlos Canhoto visitou a Escola Básica de Vila Nogueira e a Escola Básica /Jardim de Infância da Brejoeira e encantou miúdos e graúdos. Falou-nos sobre as nossas amigas abelhas, contou histórias e desfilou os seus fantoches e marionetas. Muito obrigada pelos seus ensinamentos e pelo seu talento.

7 de junho de 2024 - Além de escritor, Carlos Canhoto é apicultor e tem uma horta e um pequeno pomar, de que ele mesmo cuida. Gosta muito de inventar histórias e de, com elas, dar vida a fantoches e marionetas. A Luísa e o Miguel estão entre os meninos que, esta manhã, puderam ouvir como se faz o mel. E não é que eles já sabiam algumas coisas? Ora, escutem...

Cartaz de efemeride
Cartaz de efemeride

10 de junho | Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, uma data que assume um significado particular quando se assinala o 500° aniversário do nascimento desta figura tão relevante na cultura portuguesa. Para mais informações sobre Camões, aqui fica: https://t.ly/4d1Ts. 

10 de junho de 2024 - Ainda que uma pesquisa recente tenha apontado para uma data específica para o nascimento de Camões, há alguma incerteza quando tal terá, efetivamente, acontecido: 1524 ... 1525. Que mais sabemos nós sobre este que é, tantas vezes, considerado o Poeta Nacional? Foi disso que estes alunos de 5° ano andaram a tratar. Dessa pesquisa, resultaram, entre outros, algumas palavras-chave e um desenho, que a nossa colega Adelaide Rodrigues nos enviou.

Cartaz de atividade
Cartaz de atividade

11 de junho de 2024 - O patamar de acesso à Biblioteca Escolar tem mais uma exposição. São trabalhos de alunos de 7° e 8° anos, feitos no âmbito da disciplina de Português. Pretende-se celebrar as palavras usando a poesia. 


Continuação dos trabalhos de alunos de 7º e 8º anos

Num dos painéis, há poesia por modelo, ou seja: tendo por base as palavras de outro autor, deixar fluir a criatividade e escrever um novo poema. Foi neste contexto que surgiu, por exemplo, "É urgente terminar as guerras". A referência foi, naturalmente, "Urgentemente" de Eugénio de Andrade. Aqui deixamos um excerto:


É urgente terminar as guerras.
É urgente acabar com a fome, a pobreza.
É urgente aproveitar os momentos,

Sem dor, sem tristeza. 

11 de junho de 2024 - Tanto quanto nos é possível mostrar os trabalhos de alunos de 7° e 8° anos, feitos no âmbito da disciplina de Português, aqui fica este vídeo. Pretende-se celebrar as palavras usando a poesia. Nós acrescentamos: usando a poesia e a cor. Recordamos que esta exposição está no patamar de acesso à Biblioteca Escolar.

12 de junho de 2024 - Quem visitar a Biblioteca Escolar por estes dias vai encontrar algumas sugestões de leitura, já a pensar nas férias que se aproximam. Aqui ficam, também.

Trabalhos de alunos
Trabalhos de alunos

Jogo para Cabo Verde

12 de junho de 2024 - Como referimos anteriormente, os alunos da Escola Básica de Azeitão e da Escola Portuguesa de Cabo Verde atravessaram o Oceano Atlântico, para se conhecerem (ainda que virtualmente) e trocarem histórias, neste idioma que partilhamos. Para que, em Cabo Verde, possam conhecer um pouco da região onde o nosso Agrupamento de Escolas está inserido, vamos enviar um jogo que preparámos para eles.

Recordamos que as diversas atividades surgiram na sequência do desafio que a Biblioteca Escolar lançou, no âmbito do projeto da Rede de Bibliotecas Escolares: Latitudes da Língua Portuguesa.  

13 de junho de 2024 - 13 de junho é o dia dedicado a Santo António, mas também é o dia de nascimento de Fernando Pessoa, motivo por que este tão grande vulto da cultura portuguesa tinha como nomes próprios Fernando António. Para mais informações sobre o multifacetado poeta, aceder a: https://t.ly/AAiOE. As fotografias são do arquivo de Manuela Nogueira e chegam-nos através da página da Casa Fernando Pessoa.

Capa de vídeo
Capa de vídeo

13 de junho de 2024 - A Biblioteca Escolar está a dinamizar a atividade "Deixem entrar a Poesia". Hoje, dois alunos do 4°B, da Escola Básica da Brejoeira, andaram pelas salas dizendo um pequeno poema, que aprenderam com a professora de inglês. Todos se divertiram e aprenderam:

https://www.facebook.com/beazeitao/videos/351322084645313/

13 de junho de 2024 - Os alunos dos 3° e 4° anos, da Escola Básica/Jardim de Infância da Brejoeira, assistiram hoje a uma palestra, pelo nosso colega Jorge Freixial, intitulada "Plantas aéreas e outras bromélias". Todos puderam observar de perto e tocar aquelas plantas tão singulares e tão belas. Obrigada, professor. 

Boas férias
Boas férias

14 de junho de 2024 - Hoje foi o último dia de aulas para os alunos dos 2° e 3° ciclos (7° e 8° anos). As turmas de 9° ano, devido à realização das provas finais, acabaram mais cedo. A todos queremos desejar umas Boas Férias e que possam passar algum do tempo livre com um belo livro nas mãos.

A propósito dos alunos de 9° ano, eles, que agora terminam o seu percurso no Agrupamento de Escolas de Azeitão, passaram todos pelas nossas Bibliotecas. Esperamos ter deixado boas recordações. Continuem a deixar-se inspirar pela magia da leitura e pelo gosto de aprender.

17 de junho de 2024 - Aqui fica o balanço das atividades realizadas junto das turmas de 2° e 3° ciclos, com um agradecimento a todos os que aceitaram os desafios da Biblioteca Escolar e nos ajudaram a concretizar estas iniciativas.

20 de junho de 2024 - Aqui fica, também, o balanço das atividades realizadas junto das turmas do pré-escolar e do 1° ciclo, com um novo agradecimento a todos os que aceitaram os desafios da Biblioteca Escolar e nos ajudaram a concretizar estas iniciativas.

21 de junho de 2024 - Andou pelas salas da Escola Básica da Brejoeira a atividade "Deixem entrar a Poesia". Os alunos do 4°A dramatizaram o poema de António Gedeão, "Lágrima de Preta".

Alunos a participar em atividade
Alunos a participar em atividade

24 de junho de 2024 - Os alunos que têm Português Língua não Materna foram cantar a canção "Frère Jacques", em francês e em holandês, aos meninos do Jardim de Infância, da Escola Básica da Brejoeira, acompanhados à flauta pela professora. E assim todos deixaram entrar a Poesia nas suas vidas. Obrigada a todos.

24 de junho de 2024 - A Biblioteca Escolar continua a pedir às turmas da Escola Básica /Jardim de Infância da Brejoeira que "Deixem entrar a Poesia" nas suas salas. Hoje, foi a vez do 1°A apresentar "A língua de Nhem", de Cecília Meireles, supervisionado pela sua professora. Estavam lindos! 

Alunos a participar em atividade
Alunos a participar em atividade

27 de junho de 2024 - A turma do 1°A, da Escola Básica da Brejoeira, levou a Poesia aos meninos do Jardim de Infância e às salas do 3°C e do 3°D. Obrigada a todos por "Deixarem entrar a Poesia". Muito se divertiram eles! 

27 de junho de 2024 - Mais um pouco do 1°A, uma turma da Escola Básica da Brejoeira, a apresentar "A língua de Nhem", de Cecília Meireles, supervisionado pela sua professora.

27 de junho de 2024 - Na sequência da palestra que o professor Jorge Freixial deu na Escola Básica da Brejoeira, aos 3° e 4° anos, intitulada "Plantas Aéreas e outras bromélias", a professora Rita Amaral convidou-o a visitar a sua sala de aula, para falar sobre essas plantas maravilhosas que já por lá habitavam. Os alunos aprofundaram os seus conhecimentos sobre o assunto e viram bem de perto outras plantas da mesma espécie. Após esta experiência, desenharam-nas e criaram este trabalho no digital. Não estão lindas?

Música: Dayspring

Músico: Firefl!es

Cartaz de atividade
Cartaz de atividade

1 de julho de 2024 - No sentido de recolher alguma informação e ideias para atividades com os alunos, uma parte da equipa das Bibliotecas Escolares de Azeitão esteve na Festa do Japão, que decorreu no último sábado, nos jardins de Belém, em Lisboa. Recordamos que as Bibliotecas Escolares de Azeitão estão numa fase de preparação do projeto Leituras d'Oriente - Uma viagem ao Japão:

https://www.facebook.com/beazeitao/videos/453259587475011/ 

3 de julho de 2024 - No âmbito do projeto Leituras d'Oriente - Uma viagem ao Japão, tem havido trabalhos preparatórios de vos fomos dando conhecimento. Sob a orientação da nossa colega Paula Pinheiro, os alunos do 7°B fizeram estes leques - 扇子 (sensu) - para uma exposição na abertura do próximo ano letivo. No contexto japonês, o leque é uma referência incontornável, assim como o jogo de luz e sombras. Deste modo, os trabalhos que vos apresentamos foram idealizados para integração dos conceitos relativos à luz e às sombras, à opacidade e à translucidez, inspirados na arte japonesa e nos costumes civilizacionais do Japão. Também as figuras aplicadas nos leques são de inspiração na imagética tradicional japonesa.