Bem Crescer

"Bem crescer" é um espaço dedicado à Biblioteca da Escola Básica de Azeitão. Nele divulgaremos os aspetos relacionados com as zonas funcionais, o fundo documental e as atividades que nela irão ocorrer. 

Esta página está organizada do seguinte modo (ver separadores no canto superior direito):

  • Sobre nós - localização e contactos;
  • Atividades na Biblioteca - partilha das atividades / iniciativas regulares das Bibliotecas Escolares de Azeitão. A chamada para cada atividade / iniciativa será feita nesta página de abertura, mas o desenvolvimento terá lugar no respetivo separador;
  • Recursos - ligações para recursos/projetos de natureza diversa;
  • Jogos didáticos - jogos no âmbito de diferentes áreas do saber.

O nosso espaço...

Esta é a sala da Biblioteca Escolar de Azeitão, que se situa na escola sede do Agrupamento de Escolas de Azeitão, no primeiro piso do bloco A. 

Mais visível na imagem está a zona de leitura, que também inclui mesas para jogos de tabuleiros e pequenos sofás para a consulta de publicações periódicas, como jornais e revistas. 

Ao fundo (do lado esquerdo), fica a área dos computadores e, à direita, temos um pequeno auditório para visionamento de filmes e sessões diversas. 

Sejam bem-vindos!

Divulgação de Iniciativas...

Vamos iniciar este mês (janeiro de 2019) a atividade... 

Ousa... Surpreende! 

Trata-se de desafios mensais de leitura e de escrita, promovidos na página do Plano Nacional de Leitura e que vão estar afixados no painel exterior à Biblioteca Escolar.

São facilitadores e orientadores do trabalho de leitura autónoma e apresentam temas de escrita para alunos de todos os anos de escolaridade. 

No separador "Atividades na Biblioteca" daremos mais pormenores.  

sábado (12 de janeiro de 2019) as iniciativas que, um pouco por todo lado, vão assinalar o centenário de Sophia de Mello Breyner Andresen. Sophia nasceu a 6 de novembro de 1919. A imagem refere-se à edição de 1958 de "A Menina do Mar", com ilustrações de Sarah Affonso. A propósito da poeta, deixamos uma ligação da Biblioteca Nacional: https://purl.pt/19841/1/ (seleção, conteúdos e organização por Maria Andresen Sousa Tavares).

Gosto da Biblioteca porque: posso ler, estudar, jogar e passar tempo com os meus amigos; nos ensina; gosto de ler, estudar e pesquisar; gosto de pesquisar coisas no computador; é onde há livros que me ajudam a aprender coisas novas, onde posso ler e, às vezes, jogar um pouco ou pesquisar. Assim nos veem os alunos de 5° ano. A criação de marcadores de página é ainda um exemplo das atividades desenvolvidas em outubro, Mês das Bibliotecas Escolares.

A Biblioteca Escolar associa-se à iniciativa da Amnistia Internacional designada por "Maratona de Cartas". A organização pretende, desta forma, sensibilizar para um conjunto de casos selecionados, tendo em vista a melhoria das condições de vida dos defensores de direitos humanos. A comunidade é convidada a participar através da escrita de cartas e assinatura de apelos.

Estes são os nossos votos para os que nos acompanham por aqui. Foi muito bom contar com o vosso apoio ao longo do último ano. Por isso, queremos agradecer-vos. A todos, umas Boas Festas!

A equipa da Biblioteca Escolar está a aproveitar a interrupção das atividades letivas para preparar o próximo ano. A imagem refere-se ao novo formato do Concurso Saber Mais, previsto para a primeira semana de janeiro.

2019 vai entrar cheio de projetos, de que vos daremos conhecimento oportunamente.

Até lá, renovamos os votos de Boas Festas para todos. 

Estamos de regresso. Renovamos os votos de bom ano de 2019 para todos, com tempo para muitas leituras. 

Começamos já amanhã (4 de janeiro de 2019), com a primeira etapa do concurso Saber Mais, uma iniciativa promovida em articulação com os diversos conselhos curriculares. 

Daremos notícias.

O Natal começa a chegar à Biblioteca Escolar. Mostramos este presépio gentilmente cedido por uma professora. Trata-se de um projeto de três gerações da mesma família (a da referida docente). No separador "Atividades Biblioteca" damos mais pormenores e também partilhamos decorações natalícias que a equipa se vai encarregando de espalhar pelo piso superior do bloco A.

Esta segunda-feira, 10 de dezembro de 2018, celebra-se o 70º aniversário da proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU. Organizámos uma exposição alusiva ao tema. A imagem mostra um dos painéis dessa exposição.

A primeira etapa do Concurso Saber Mais será no início do mês de janeiro de 2019. Esta é uma iniciativa que habitualmente organizamos com a colaboração de todos os conselhos curriculares. Os alunos, organizados por ano de escolaridade, são convidados a representar as respetivas turmas. No separador "Atividades na Biblioteca" damos mais pormenores. 

Eis que chega a nossa Feira do Livro! É já amanhã, dia 28 de novembro de 2018. Os livros poderão ser encomendados entre as datas indicadas, procedendo-se às vendas de acordo com o que está mencionado no cartaz. No separador "Atividades na Biblioteca" damos mais pormenores.  

Dezembro de 2018 - Como é do conhecimento de todos, fazemos parte de um agrupamento. Além do edifício onde nos encontramos (destinado aos segundo e terceiro ciclos), há outras escolas em Azeitão para o primeiro ciclo e o pré-escolar, onde também existem bibliotecas. Aqui vemos a professora Helena. É que a sua Biblioteca Sobre Rodas já circula nos corredores da Pré da Escola da Brejoeira.

Já não falta assim tanto para o Natal. Como costumamos fazer, estão previstas sessões de leitura de contos, destinadas aos alunos mais jovens. Estas sessões estão agendadas para os dias 11, 12 e 14 de dezembro de 2018. No separador "Atividades na Biblioteca" damos mais pormenores.
 

 

Divulgamos mais atividade da próxima semana: uma Feira de Minerais, Gemas e Fósseis, promovida pelo Conselho Curricular de Ciências Naturais e prevista para os dias 19, 20 e 21 de novembro de 2018.

Ontem (20 de novembro de 2018) assinalou-se o Dia Internacional dos Direitos da Criança. Foi a 20 de novembro de 1959 que se proclamou a Declaração dos Direitos das Crianças e a 20 de novembro de 1989 que se adotou a Convenção sobre os Direitos da Criança. Na Biblioteca Escolar não nos esquecemos da ocasião e temos este painel informativo mesmo à porta.

No dia 22 de novembro último, o Bispo de Setúbal esteve de visita a Azeitão. D. José Ornelas quis, desta forma, tomar contacto com alguns dos jovens da diocese. Um grupo dos nossos alunos esteve à conversa com ele (e não só) precisamente no pequeno auditório da Biblioteca Escolar. No separador "Atividades na Biblioteca" damos mais pormenores. 

12 de novembro de 2018 - No patamar de acesso à Biblioteca Escolar está uma exposição de projetos da professora Olívia Fletcher. No separador "Atividades Biblioteca" damos mais pormenores.

12 de novembro de 2018 - Ontem foi Dia de São Martinho. Como costumamos fazer, a Biblioteca Escolar foi arranjada a preceito.  

A 20 de novembro de 2018 está prevista a vinda à Biblioteca Escolar de Maria Francisca Macedo, autora da coleção "O Clube dos Cientistas. Esta é uma iniciativa destinada aos alunos do 5º e do 6º ano. No separador "Atividades Biblioteca" damos mais pormenores. 

aLER+ 2027 

Para um ambiente integral de leitura. 

O projeto das Bibliotecas do Agrupamento de Escolas de Azeitão está entre os selecionados. Eis o que se pode ler na página do Plano Nacional de Leitura: "Vivemos atualmente uma mudança nas atitudes leitoras, consubstanciadas em novos modos de ler e novas práticas sociais e culturais de literacia, implicando o leitor em variados processos colaborativos de leitura e escrita, impressa e digital.

Neste novo contexto, o papel da escola e das bibliotecas no desenvolvimento do gosto e da competência leitora é, mais do que nunca, fundamental, tornando-se imperativo que a leitura impregne a cultura escolar e envolva a comunidade.

A iniciativa aLer+ 2027, uma parceria do Plano Nacional de Leitura 2017-2027 (PNL2027) e da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), destina-se a apoiar escolas que pretendam desenvolver e aprofundar um ambiente integral de leitura, centrado na melhoria da compreensão leitora e no prazer de ler, tendo por base novas estratégias e práticas que integrem o uso das tecnologias digitais, não só em contextos formais de aprendizagem, mas, também, noutros contextos de socialização da leitura, não formais e informais."

Mais informações podem ser encontradas em: 

https://www.pnl2027.gov.pt/np4/alermais2027.html